A Música teve um grande e peculiar desenvolvimento com a invenção do piano (pianoforte) pelo italiano Bartolomeo Cristofori. Paralelamente ao desenvolvimento do instrumento, também foi desenvolvida sua própria técnica de execução e nasceram então as escolas pianísticas no mundo.
Esta obra apresenta o Desenvolvimento das Escolas Pianísticas no Mundo através dos grandes pianistas e legendários professores desde Mozart, Clementi e Beethoven, passando por Czerny, Liszt, Thalberg, Leschetizky, Anton Rubinstein, Chopin... até nossa época.
O livro segue a Genealogia, a qual permite conhecer as principais correntes de execução pianística desde a invenção do piano na Itália, identificando as principais características de cada escola através de seus líderes e suas ramificações no tempo; na descendência apresentam-se os discípulos sobre os quais houve maior influência e que deram continuidade às escolas, representando a descendência mediante árvores com ramificação cronológica.
Não se trata de uma enciclopédia sobre pianistas e sim de um estudo sobre as tendências das escolas pianísticas no que se refere à técnica, tradição e interpretação e uma abordagem de síntese entre a história da técnica pianística e a história da interpretação.
O CD que acompanha o livro ilustra seu conteúdo com gravações de obras para piano solo e para piano e orquestra de Bach, Scarlatti, Clementi, Beethoven, Field, Schumann-Liszt, Chopin, Brahms, Rachmaninoff e Tchaikovsky. Estas gravações foram realizadas pela pianista Licia Lucas em renomadas salas e com prestigiosas orquestras.
|